Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A XP concluiu uma captação para o fundo de infraestrutura focado no setor de energia Newave Energia I Advisory. O valor levantado foi de R$ 590,6 milhões com a atração de cerca de 10 mil investidores. O produto é da Newave Capital, gestora de infraestrutura no setor elétrico no Brasil e na América Latina.

O fundo, que será distribuído exclusivamente pela XP, investirá na Newave Energia, empresa que constrói usinas de geração de energia solar e eólica e vende a produção para pequenas e médias empresas dentro do mercado livre.

A Newave Capital é a empresa de um executivo conhecido do setor, foi criada em meados de 2022 por Edgard Corrochano, junto de seu sócio Cláudio Ferreira e em sociedade com a XP Inc. A sociedade foi formada depois que os fundadores concluíram a venda da Echoenergia Participações para a Equatorial por R$ 7 bilhões no início de 2022.

A Newave tem a Gerdau como investidora da empresa, bem como consumidora de sua energia. Os fundos da Newave Capital ficarão com 66,67% e a Gerdau Next, braço de novos negócios da Gerdau, ficará com 33,33% do capital da companhia investida. Além disso, a tradicional metalúrgica se comprometeu a comprar 30% de toda energia gerada pela Newave Energia pelo regime de autoprodução.